Um homem de 36 anos que estava foragido da polícia foi preso neste sábado (15) enquanto assistia a uma partida de futebol na Arena Castelão, em Fortaleza. Os times Ceará e Fortaleza disputavam o 1° jogo da final do Campeonato Cearense.
Ele estava com mandado de prisão em aberto e foi reconhecido pelas câmeras de segurança do estádio, que acaba de implementar um sistema de reconhecimento facial. Um vídeo mostra o momento em que ele é abordado.
Após o reconhecimento, uma equipe da Polícia Militar se deslocou ao ponto onde o homem se encontrava e localizou o suspeito na arquibancada do estádio. Contra o suspeito, que tem antecedentes por porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menor, constava um mandado de prisão por receptação.
Ele foi levado para o 16º Distrito Policial (16º DP) da Polícia Civil e colocado à disposição da Justiça.
O reconhecimento facial é a única forma de entrar na Arena Castelão. A medida foi adotada como forma de segurança, para evitar que pessoas com ficha criminal acessem o estádio esportivo.
Para garantir o acesso, é preciso que o torcedor realize o cadastro facial. O sistema será integrado com os clubes. Desta forma, no momento da compra do ingresso, o torcedor cadastrará sua biometria facial de forma online. Assim, o acesso ao estádio ocorrerá sem a necessidade de ingressos físicos ou cartões.
A obrigatoriedade do reconhecimento facial para acessar o Castelão foi anunciada pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, no início de fevereiro, após vários episódios de brigas entre torcidas organizadas do Ceará Sporting Clube e do Fortaleza Esporte Clube.
Mín. 19° Máx. 33°