Cinco anos após a pandemia de Covid-19, a China volta a enfrentar um novo surto de vírus. Trata-se do metapneumovírus humano (hMPV), considerado tão contagioso quanto o coronavírus e com sintomas semelhantes ao da doença.
A circulação do metapneumovírus humano (HMPV) na China tem causado preocupação e é alvo de monitoramento por autoridades no país, viralizaram nas redes sociais.
A China detectou o aumento do HMPV nas províncias do norte, especialmente entre crianças com menos de 14 anos. Além do metapneumovírus humano , no surto local incluem a gripe A, o Mycoplasma pneumoniae e o próprio coronavírus .
Até agora, não houve declaração oficial por parte do governo e nem da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre uma nova epidemia.
Conforme agências internacionais, chineses monitoram o HMPV desde dezembro. Até o momento, a origem do vírus é desconhecida.
Nessa sexta-feira (3), o Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, disse que infecções respiratórias tendem a ter picos durante o inverno.
O que é o HMPV e quais os sintomas?
O HMPV é um vírus que causa doenças respiratórias como rinite, sinusite, pneumonia e bronquite, e é similar à gripe. Ele foi descoberto pela primeira vez em 2001, conforme artigos científicos.
Os sintomas mais comuns são:
Tosse
Febre
Dor de garganta
Falta de ar
Nariz entupido ou escorrendo
Mín. 21° Máx. 33°