Em meio a especulações sobre o nome que o substituiria nas eleições presidenciais de 2026 caso siga inelegível, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se pronunciou garantindo que seguirá como candidato até que sua “morte política seja anunciada para valer”. O líder conservador afirma que a palavra “talvez” não existe em seu vocabulário. As declarações ocorreram durante entrevista ao portal Metrópoles.
– A resposta é a mesma: essa partícula “se, caso, talvez” não existe. Eu sou candidato até que a minha morte política seja anunciada para valer. Eles não têm argumento para me tirar da política. A não ser o poder, a força de arbitrariedades contra a minha pessoa. Repito: qual a acusação contra mim? Que eu fiz de errado para não disputar uma eleição? E, se eu sou tão mau assim, deixa eu disputar para perder. É muito simples. Ou estão com medo da minha candidatura? – indagou.
O líder conservador afirmou acreditar que reverterá sua inelegibilidade na Justiça. Entretanto, caso não consiga, recorrerá ao Congresso Nacional, onde aliados trabalham em um projeto para isso.
– Um dos pontos de decisão é o Supremo Tribunal Federal. Eu não quero nem comparar com os casos, porque são casos que não têm nada a ver com o meu. A Dilma foi cassada. A pena são 8 anos de inelegibilidade. Resolveu-se no próprio Senado, o ministro Lewandowski presidindo a sessão, deixá-la elegível. Tanto é que ela disputou em 2018 as eleições para o Senado – lembrou.
Mín. 23° Máx. 32°