Sexta, 20 de Junho de 2025
19°C 33°C
Independência, CE
Publicidade
Anúncio

Influência de Bolsonaro supera a de Lula em 9 capitais, revela Quaest

Em outras 9, há empate técnico. Cerca de metade dos eleitores do conjunto dessas 21 cidades dizem que votariam em um desconhecido indicado pelo petista ou pelo ex-presidente. Não há dados para as outras 5.

Por: Redação Fonte: G1
01/09/2024 às 11h49
Influência de Bolsonaro supera a de Lula em 9 capitais, revela Quaest
Lula e Bolsonaro participam durante debate eleitoral — Foto: Isaac Fontana/CJPress/Estadão Conteúdo

A influência de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2024 é maior que a de Lula (PT) em 9 de 21 capitais, aponta a primeira rodada de pesquisas Quaest realizada após o início da campanha eleitoral, em agosto: Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá,Curitiba, Manaus,Maceió, Porto Velho, Rio Branco, Rio de Janeiro.

 

Em 3, a de Lula é maior: Recife, Fortaleza e Salvador.

 

Nas outras 9, há empate técnico entre os dois: Belém, Macapá , Belo Horizonte Florianópolis, Aracaju, João Pessoa, Vitória, São Paulo, Porto Alegre. No caso de Florianópolis, o empate é no limite da margem de erro, de 3 pontos.

 

Não há dados para Natal, Goiânia, Palmas, Teresina e São Luís.

 

Em 2022, Bolsonaro teve mais votos que Lula no 2º turno nas 9 capitais em que sua influência em 2024 é maior. E Lula teve mais mais votos nas 3 na qual é mais influente.

 

Nas capitais, metade votaria em desconhecido indicado por Lula ou Bolsonaro

Para medir a influência de Lula e Bolsonaro nas eleições municipais, a Quaest perguntou aos eleitores se votariam ou não em um desconhecido que fosse apoiado pelo atual presidente ou pelo seu antecessor.

 

Entre as 21 capitais, a fatia dos que responderam que votariam em um desconhecido indicado por Lula vai de 15% em Boa Vista a 35% no Recife; no caso de Bolsonaro, de 14% em Salvador a 42% em Boa Vista.

 

Se, por um lado, o número indica que os dois políticos nacionais têm um peso importante nas disputas municipais, a influência deles não é suficiente para definir quem vai ganhar – há os outros 50%, que não escolheriam um candidato apenas por ele ser indicado por Lula ou Bolsonaro.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias