A Polícia Militar do Ceará (PMCE) deteve, na tarde desta segunda-feira (19), uma mulher de 37 anos, suspeita de manter um sagui em cativeiro na zona rural do município de Crateús, no interior do Ceará. A ação foi desencadeada após uma denúncia recebida pelo Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Uma equipe do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) foi acionada para investigar o caso na localidade de Rosário, onde o animal estava sendo mantido em uma residência. Ao chegarem ao local, os policiais foram informados que o sagui teria mordido uma criança.
Diante da situação, a mulher foi conduzida para a Delegacia Municipal de Crateús, onde um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime ambiental foi registrado contra ela pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). O sagui foi resgatado em segurança e encaminhado para uma ONG parceira da PMCE. A organização realizará uma triagem para avaliar a condição do animal antes de sua devolução à natureza.
Em caso de encontrar animais em situação de perigo, as Forças de Segurança do Ceará estão preparadas para resgatar animais, sejam eles domésticos ou silvestres. Os contatos para acionamento de socorro são os seguintes:
Mín. 22° Máx. 36°