O Diretório Estadual do PSB Ceará passou por uma alteração. Conforme documento recebido pelo OPINIÃO CE, a nova composição traz 15 membros atualmente ativos. Dentre os integrantes do partido, está o senador e ex-governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), que assume a vice-presidência da sigla no âmbito estadual. A presidência segue com o ex-deputado estadual Eudoro Santana (PSB), pai do também ex-governador e atual ministro da Educação, Camilo Santana (PT).
A nova executiva, já registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está em vigência desde a última sexta-feira (16), e vale até o dia 15 de agosto de 2025, em um ano.
Cid se filiou ao PSB, retornando à legenda da qual já fez parte, no último mês de fevereiro. Na ocasião, além dele, cerca de 40 prefeitos seguiram o seu mesmo rumo, saindo do PDT e chegando à agremiação socialista. A ex-governadora Izolda Cela (PSB), à época secretária executiva do Ministério da Educação (MEC) e atualmente candidata à Prefeitura de Sobral, também se filiou ao partido. Ela estava sem legenda desde que saiu do PDT em 2022.
Confira a atual composição do PSB:
Ana Flávia Ribeiro Monteiro, prefeita de Acaraú – secretária de Articulação Social;
Antônio Wilson da Silva – secretário de Organização;
Célio Fernando Bezerra Melo – secretário-geral;
Cid Ferreira Gomes – primeiro vice-presidente;
David Santa Cruz Benevides – segundo secretário;
Denis Anderson da Rocha Bezerra – primeiro secretário;
Elias José da Silva – terceiro vice-presidente;
Eudoro Walter de Santana – presidente;
João Alves Viana Filho – segundo secretário de Finanças;
Maria do Perpétuo Socorro França Pinto – segunda vice-presidente;
Maria Esther Frota Cristino – secretária de Cultura;
Maria Gislaine Santana Sampaio Landim – secretária de Política Urbana;
Napoleão Ferreira da Silva Neto – primeiro secretário de Finanças;
Sabrina Cardoso Barbosa Vicente – secretária de Ação Parlamentar;
Wellyton Luiz da Silva Nascimento – secretária de Mobilização Política.
O grupo do senador Cid também ocupa outros cargos na Executiva. A prefeita de Acaraú, Ana Flávia Monteio, por exemplo, é a secretária de Articulação Social. Ela, esposa do deputado federal Robério Monteiro (PDT), foi uma das prefeitas que seguiu a migração partidária de Cid. Outro que fez o mesmo rumo foi o prefeito de Redenção, Davi Benevides. Filho do deputado federal Mauro Filho (PDT), ele foi definido como o segundo secretário do partido.
Mín. 22° Máx. 36°