Uma jiboia foi resgatada após entrar dentro de uma rede que estava armada no interior de uma casa na zona rural de Juazeiro do Norte, no Cariri cearense. O caso aconteceu na noite da última segunda-feira (10).
Segundo a Polícia Militar, os agentes o Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) foram acionados pelos moradores da residência, que se assustaram ao ver a serpente na rede.
Após ser resgatada, a jiboia foi encaminhada para uma ONG de proteção animal na cidade. Ela deverá passar por uma avaliação antes de ser devolvida à natureza.
Somente na segunda-feira ao menos 30 serpentes foram resgatadas no Ceará pelo Corpo de Bombeiros, conforme o balanço divulgado pela corporação nesta terça-feira (11).
Um desses resgates ocorreu no Parque Itapuã, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Na ocasião, uma jiboia foi encontrada próximo a um campo de futebol.
Ainda de acordo com os bombeiros, durante o mês de maio 792 jiboias foram resgatadas pelos agentes no Estado. É o animal com o maior número de ocorrências de resgates, em seguida aparecem gatos (111), cassacos (80), iguanas (78) e cães (57).
Entre janeiro e maio deste ano 5.284 animais foram resgatados pelos bombeiros no Ceará. O número representa um aumento de 5,47% no comparativo com o mesmo período do ano de 2023, quando 5.010 animais foram resgatados pela corporação. A série histórica demonstra que cerca de 70% dos resgates de animais realizados pelos bombeiros militares são resgates de cobras.
Mín. 23° Máx. 32°