A pré-candidatura de Capitão Wagner à Prefeitura de Fortaleza foi lançada oficialmente na noite desta quinta-feira (6), no Encontro Estadual União Brasil. O evento, realizado num buffet na capital, reuniu parlamentares da legenda, como Danilo Forte, Fernanda Pessoa e Dayany Bittencourt, esposa de Wagner; e lideranças nacionais, como Ronaldo Caiado, governador de Goiás; Antônio Rueda, presidente nacional do União Brasil; e o baiano ACM Neto, vice-presidente do partido.
Wagner colocou seu nome à disposição do partido para uma eventual candidatura ainda em 2023. Um dos principais nomes da oposição ao grupo liderado pelo PT no Ceará, o ex-deputado federal liderou todas as pesquisas realizadas até o momento por diversos institutos de pesquisa. No Encontro Estadual do União Brasil, Capitão Wagner falou do esforço que tem sido realizado para ampliar seu arco de alianças para a corrida municipal.
Nas entrelinhas, a fala do pré-candidato tem como alvo adversários à esquerda e à direita. No Encontro, Wagner manteve o discurso que busca se distanciar de “radicalismos”. A intenção é atrair eleitores mais alinhados com pautas da direita e também do centro, mas sem fechar a porta para o voto mais progressista.
ADVERSÁRIOS E ALIADOS
Na pré-campanha, Wagner disputa uma eleição antes da eleição. No campo conservador, outros dois pré-candidatos miram o Paço Municipal: Eduardo Girão (Novo), que aparece com pontos nas pesquisas, mas já crescendo entre o eleitorado; e André Fernandes (PL), que junto do petista Evandro Leitão tem avançado de forma mais acelerada nos levantamentos de institutos.
A intenção do União Brasil é não dividir esse voto e, de preferência, emplacar Wagner numa cabeça de chapa. A principal credencial do candidato do União Brasil é justamente aparacer sempre na dianteira das pesquisas, superando inclusive prefeito José Sarto (PDT).
Mín. 21° Máx. 33°